sexta-feira, 18 de abril de 2014

Secretário de Esporte do estado anuncia núcleo de esporte e lazer para Ijuí



Secretário recebeu relatório com demandas do município
O Secretário de Esporte e Lazer do estado, Ricardo Demétrio de Souza Petersen, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (17/4) com os Secretários Municipais Nelson Copetti (Governo) e Sérgio Correa (Cultura, Esporte e Lazer) e anunciou o destino de recursos do estado para Ijuí, que receberá um núcleo do Programa Esporte e Lazer na Cidade. O PELC dispõe uma equipe de sete monitores coordenados por um profissional de educação física e atenderá um mínimo de 400 pessoas, desenvolvendo atividades esportivas, culturais e de lazer.

“O PELC envolve todas as faixas etárias, incluindo pessoas com deficiência, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomentando a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos”, explicou o Chefe de Gabinete da Secretaria de Esporte do Estado, Roberto Macagnan.

Também estiveram presentes ao encontro o Presidente do PCdoB de Ijuí, Júnior Piaia, a Vereadora do PCdoB Rosane Simon, Alex Stragliotto, do Projeto Ijuí Pró-Volei, Jean Veiga de Souza (Judô – Sogi/EFA), Júlio Cézar Beal, da Associação Noroeste de Judô e o Coordenador de Esportes do município Rogério Dürks.

Articulação regional pelo esporte
Roberto Macagnan disse que a proposta do encontro foi também ouvir demandas das entidades e do município na área de esporte e lazer. “Conversamos e expomos programas e políticas de incentivo para a manutenção do Pró-Volei e também vamos encaminhar alguns recursos para o desenvolvimento de atividade de judô na cidade”.

O Secretário de Governo Nelson Copetti disse que o Executivo está a disposição para o trabalho conjunto de encaminhar as demandas do município na área do esporte e Sérgio Correa ressaltou que há muito para avançar na região, desde que haja incentivo para isto. Rogério Dürks entregou ao secretário estadual um relatório com sugestões de políticas públicas voltadas ao esporte e lazer em Ijuí, visando atividades em várias modalidades.

Ricardo Petersen recebeu camiseta do Projeto Pró-Vôlei
Alex Lenz Stragliotto, Coordenador do Pró-Volei, relatou que o projeto segue com o trabalho de base mas busca ampliar a preparação de atletas com formação técnica em nível da confederação (nível 1), sendo esta sua principal demanda neste momento. Ele parabenizou a secretaria de estado pela iniciativa do Projeto Bolsa Técnico, que é um grande incentivo ao esporte.

O Secretário Ricardo Petersen garantiu apoio para as demandas apresentadas através de leis de incentivo ao esporte e de articulações com o Ministério dos Esportes e tratou com os secretários municipais de governo das estratégias regionais para o desenvolvimento de várias modalidades a partir do polo de articulação da Secretaria de Esporte e Lazer do estado que funciona na URI, em Santo Ângelo. O polo de Santo Ângelo é o responsável pela articulação política e interiorização das políticas da secretaria na região. Relatou que recursos estão disponíveis através de editais, de leis de incentivo ao esporte e também através da Consulta Popular. Segundo ele, dos 28 municípios da região, 27 incluíram o esporte como uma das áreas a receber recursos. No PPC passado foram mais de R$ 5 milhões para o esporte e este ano a previsão é de que chegue a R$ 9 milhões.

O Presidente do PCdoB de Ijuí, Júnior Piaia, destacou o esforço que o Governo do Estado está realizando no sentido de divulgar as ações do governo. “Estamos atuando no sentido de aproximar os órgãos de governo das entidades, das associações e da população para que estes tomem conhecimento dos programas disponíveis e para que tenham acesso aos recursos destes programas e possam viabilizar os seus projetos. Neste sentido realizamos uma excelente agenda com os secretários municipais e com as entidades”.

A Vereadora Rosane Simon também destacou a atuação do Gabinete do seu mandato. “Nosso mandato tem atuado realizando a interlocução entre o executivo ijuiense e as entidades da cidade, com os nossos deputados federais e estaduais e também com ministérios e secretarias ajudando na divulgação de programas de governo, buscando mais recursos como estes que foram anunciados hoje”.

Ijuí sediará o campeonato Sul Brasileiro de judô
Jean Veiga de Souza e Júlio Cézar Beal relataram seu trabalho com a prática do judô realizada com apoio da Sociedade Ginástica de Ijuí (Sogi), Unijuí e do Lions, atendendo crianças carentes. Eles pediram apoio financeiro e técnico aos secretários do município e do estado. Relataram também a necessidade de recursos para o Campeonato Sul Brasileiro e a falta de equipamentos para o trabalho em curso, entre eles o tatame.

Especificamente, a Secretaria de Estado disponibilizará recursos para organização do Campeonato Sul Brasileiro de Judô, competição marcada para os dias 16 e 17 de agosto deste ano em Ijuí. Os organizadores estimam a participação de mais de 600 atletas de todo estado, além de atletas de Santa Catarina, do Paraná e atletas convidados de São Paulo, Rio de Janeiro e da Argentina.

“É uma competição importante que como o Pró-Volei, projeta a nossa cidade no cenário esportivo brasileiro e nós vamos procurar viabilizar este evento com as melhores condições técnicas disponíveis”, disse Macagnan. O Secretário Ricardo Petersen ainda garantiu o repasse de um ou dois tatames para a Associação Noroeste de Judô.

A agenda encerrou em almoço com militantes do PCdoB e convidados.
Almoço com militantes e convidados

Um comentário: